quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Tiro de Guerra/Prefeitura (1939)

Imagem gentilmente cedida pela amiga Sra. Déa Márcia Quintella de Cerqueira.
Componentes do Tiro de Guerra em frente ao antigo prédio da Prefeitura.
Segundo o amigo Sr. Raimundo Nonato, que também possui essa imagem em seu acervo, a foto é de 26 de novembro de 1939.

O nível de detalhamento da fachada da antiga Prefeitura merece destaque, em especial o Brasão do Estado da Bahia localizado na parte mais alta.

“O brasão de armas do Estado da Bahia ‘representa as figuras do trabalho e da República, de mãos enlaçadas sobre um escudo do qual se vê na proa de uma embarcação, um marinheiro apontando para a terra próxima (alusão ao descobrimento do Brasil) e tem por timbre uma estrela aureolada em cima da inscrição 'Estado da Bahia', por baixo do escudo, numa fita, a legenda Per ardua surgo e mais abaixo a palavra Brasil.’1 Esse brasão figura na coleção das leis do estado de referente ao ano de 1891.2
Constitui-se dos seguintes elementos:
- Timbre com uma estrela, que simboliza o Estado.
- Escudo com uma embarcação com a vela içada, onde um marinheiro acena com um lenço branco e, ao fundo, vê-se o Monte Pascoal, local do primeiro registro visual de terra pela esquadra de Cabral.
- Insígnia com dois tenentes sobre listel com o lema:
Per ardua surgo - que significa, numa tradução literal: "Pela dificuldade venço" ou, no sentido real: vencer apesar das dificuldades.
- Tenentes: à esquerda, um homem semi-nu, com uma marreta, uma bigorna e uma roda, representando a indústria local; à direita, uma mulher com barrete frígio (alusivo à liberdade), carregando a bandeira da Bahia atrás do triângulo maçônico.”
Referências:
1 -  Carvalho, Alfredo. Brazões do Brasil Republicano, no "Almanach de Pernambuco", 1904.
2 - Ribeiro, Clovis, Brazões e Bandeiras do Brasil, São Paulo Editora, São Paulo, 1933, p. 214. 

"O Tiro de Guerra, conhecido como TG, é uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar reservistas para o exército. Os TGs são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo.
A organização de um TG ocorre em acordo firmado com as prefeituras locais e o Comando da Região Militar. O exército fornece os instrutores, fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações."

Nenhum comentário:

Postar um comentário