terça-feira, 19 de julho de 2011

Estação Ferroviária das Flores

Data provável: 1951

"HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não algumas das antigas estações.

A ESTAÇÃO: A estação de Ruy Barbosa foi inaugurada em 1951, quando foram juntadas as linhas que vinham de Senhor do Bonfim, ao norte, e a que vinha de Iaçu, no sul. O estilo arquitetônico é típico das estações reconstruídas nos anos 1940 e início dos 1950 pela VFFLB. A data exata consta da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, do IBGE, vol. XXI, de 1958. A estação se localiza no bairro de Flores, a 3 quilômetros da sede do município e chegou a se chamar Flores nos anos 1950. Teve trens de passageiros até fevereiro de 1977. A estação estava de pé em 2009, sem uso conhecido."

Por Ralph Mennucci Giesbrecht

2 comentários:

  1. Esta estação (um dos meus pontos turísticos da infãncia) está retratada na minha obra DELLARQUIM. J. M. Monteirás jmmonteiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. VICTOR BRASIL; TENHO REVISTO SEU BLOG-FOTOS ANTIGAS DE RUY BARBOSA, E COMO TENHO ALGUMAS FOTOS,ESTOU PROCURANDO NOS MEUS ARQUIVOS, PARA ENVIÁ-LAS PARA ESTA SUA PÁGINA NA INTERNET.
    ABRAÇÃO DE ITAMAR JOSÉ DE OLIVEIRA

    ResponderExcluir