"HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não algumas das antigas estações.
A ESTAÇÃO: A estação de Ruy Barbosa foi inaugurada em 1951, quando foram juntadas as linhas que vinham de Senhor do Bonfim, ao norte, e a que vinha de Iaçu, no sul. O estilo arquitetônico é típico das estações reconstruídas nos anos 1940 e início dos 1950 pela VFFLB. A data exata consta da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, do IBGE, vol. XXI, de 1958. A estação se localiza no bairro de Flores, a 3 quilômetros da sede do município e chegou a se chamar Flores nos anos 1950. Teve trens de passageiros até fevereiro de 1977. A estação estava de pé em 2009, sem uso conhecido."
Por Ralph Mennucci Giesbrecht
Esta estação (um dos meus pontos turísticos da infãncia) está retratada na minha obra DELLARQUIM. J. M. Monteirás jmmonteiras.blogspot.com
ResponderExcluirVICTOR BRASIL; TENHO REVISTO SEU BLOG-FOTOS ANTIGAS DE RUY BARBOSA, E COMO TENHO ALGUMAS FOTOS,ESTOU PROCURANDO NOS MEUS ARQUIVOS, PARA ENVIÁ-LAS PARA ESTA SUA PÁGINA NA INTERNET.
ResponderExcluirABRAÇÃO DE ITAMAR JOSÉ DE OLIVEIRA